Castração tradicional X Vasectomia. Qual das duas?

A castração de cães e gatos é considerada uma cirurgia simples e muitas vezes necessária.
*
A castração (orquiectomia) em machos consiste basicamente na retirada do par de testículos, que são responsáveis pela produção do hormônio Testosterona, que confere ao macho as características ímpares deste sexo: agressividade, demarcação de território, disputa pela fêmea, virilidade, fertilidade, atividades de caça e predadorismo. A demarcação de território através da micção diminui, os gatinhos "fujões" passam a ficar mais em casa, as brigas entre machos que ficam no mesmo território diminuem, e assim por diante.
*
A personalidade do cão ou gato em nada muda, o que ocorre é uma diminuição da produção de Testosterona, que consequentemente acaba por "amenizar" as características supracitadas.
*
As campanhas de castração de animais de rua são muito importantes para que o número de animais errantes diminua. Todo animal deve ser muito bem cuidado e monitorado, além de muito amado pelos seus proprietários.
*
VASECTOMIA
*
Quando o objetivo do proprietário é somente a infertilidade ou esterilização, existe a possibilidade da realização da VASECTOMIZAÇÃO. Consiste na interrupção de um ducto por onde os espermatozóides passam. Com a interrupção da passagem dos espermatozóides, a fertilização da fêmea não ocorre. Deve-se ressaltar que o hormônio testosterona continuará a ser produzido, e as características desenvolvidas pela produção desse hormônio continuarão acontecendo - disputa pelas fêmeas, demarcação de território, agressividade, etc.
*
A vasectomização consiste em uma cirurgia mais delicada se comparada à castração tradicional, porém dependendo do objetivo dos proprietários, pode ser indicada também.